ANEMIA!

Posso dizer que a maioria dos pacientes que me procura tem anemia. Mas anemia é tudo igual? É só falta de ferro? Não, claro que não!

Plaquetas Baixas

Podem ser um indício de problema mais grave, sim!

Ferritina alta. O que fazer?

A ferritina alta nem sempre significa estoque de ferro aumentado no sangue. Ela é uma proteina produzida no fígado, portanto infecções ou inflamações bem como problemas no fígado podem aumentar a ferritina.

Mieloma Múltiplo

É a segundo câncer hematológico mais comum e acomete mais os idosos (acima de 60 anos), ocorre mais em homens e na raça negra. O mieloma múltiplo é um tipo de câncer de células chamadas plasmócitos, que se origina na medula óssea. 

Tive TROMBOSE. E agora?

A principal complicação da trombose é a embolia pulmonar, condição que um trombo se desprende e sai pela circulação chegando até o pulmão. Isso é muito grave pois pode causar falta de ar, dor no peito e até morte súbita.

Novos tratamentos em Câncer Hematológico

Como saber se um tratamento novo se aplica ao meu caso?

Aborto de repetição! Como investigar?

Aqui eu falo sobre as causas e tratamento do aborto de repetição.

O que é LEUCEMIA?

O sangue é produzido na medula óssea presente nos ossos longos, a partir de células troncos que dão origem as células jovens (blastos) que passam por processo de amadurecimento e saem da medula para o sangue. Na leucemia aguda essas células jovens sofrem mutação  e se proliferam rapidamente, atrapalhando a produção das células normais.

Glóbulos Vermelhos aumentados! Poliglobulia

A poliglobulia é uma condição caracterizada por um aumento exagerado nos glóbulos vermelhos, implicando em aumento de Hemoglobina (Hb) e Hematócrito(Ht) no hemograma. 

Leucócitos BAIXOS! Leucopenia

Fiz um hemograma que deu leucócitos baixos, e agora?

Nódulos no corpo: pode ser linfoma?

O linfoma é um tipo de câncer nos gânglios linfáticos (ínguas) e inicia quando os linfócitos (um tipo de célula do sangue) se multiplicam desordenadamente.